quarta-feira, 21 de maio de 2008

O ÚLTIMO TANGO EM PARIS (1972)




Dica para o feriado
O filme é antigo, mas um show de interpretação de Marlon Brando, um filme carregado de sex appeal

Sinopse

Jeanne é uma bela jovem parisiense que está para se casar com Tom, um diretor de cinema que trabalha na realização de um documentário, denominado "Retrato de uma Jovem", onde a jovem é ela. Ao procurar um apartamento para alugar, Jeanne encontra Paul, um expatriado americano que acaba de perder a esposa por suicídio. De repente, ele a toma nos braços e, sem revelarem seus nomes, os dois iniciam uma tórrida relação sexual, após o que, sem se falarem, deixam o local e cada um segue seu caminho.

Jeanne vai ao encontro do noivo, enquanto Paul passa pelo pequeno hotel, de sua propriedade, onde encontra uma camareira terminando de limpar o local onde se deu o suicídio.

Ao retornar ao apartamento para devolver uma das chaves, Jeanne reencontra Paul, a essa altura mobiliando o mesmo. Ela pergunta seu nome e ele lhe responde que não tem, bem como, que não quer saber o dela, nem onde ela mora. Segundo ele, os dois vão passar a se encontrar naquele local, sem procurarem saber o que acontece lá fora. Assim, voltam a fazer sexo.

Numa segunda passagem pelo hotel, Paul encontra-se com sua sogra, que veio à Paris para os funerais da filha. Os dois conversam sobre o ocorrido, mas Paul se torna violento quando a sogra fala na realização de uma cerimônia religiosa. A seguir, ele passa algum tempo no velório de sua mulher, onde chora e desabafa com ela problemas que o incomodam como sua infidelidade nos últimos doze meses.

Ao voltar ao apartamento, Jeanne o encontra sem os móveis. Por telefone, pede a Tom que vá até lá para dar uma opinião sobre o imóvel. Ele o acha grande e sai dizendo-lhe que vai procurar um que sirva para eles.

Na rua, Jeanne reencontra Paul, oportunidade em que ele a convida a recomeçarem tudo, agora com amor e com tudo o que eles têm direito. Ele lhe diz que tem 45 anos, é viúvo e tem um pequeno hotel. Em seguida, os dois entram numa Casa de Tangos, onde se realiza um concurso de danças. Mais uma vez, ele insiste em passarem a viver juntos, pois tem certeza que a ama. Ele a puxa para o salão e começam a dançar, atrapalhando a realização do concurso. Depois que são convidados a se retirarem, ela decide acabar definitivamente com a relação e vai embora.

Inconformado, Paul a segue até o apartamento dela onde, mais uma vez, declara seu amor por ela. Ao perguntar-lhe seu nome, ela responde que se chama Jeanne e, em seguida, o mata com um tiro de revólver. Ainda com a arma na mão, ela fala sozinha dizendo que nem sabe quem ele é, qual o seu nome...

...

A cena da margarina é uma das mais picantes do cinema...

Nenhum comentário: